Um Curriculum Vitae (CV) será sempre o cartão de visita em qualquer processo de recrutamento, e mesmo com os métodos de seleção cada vez mais sofisticados e tecnológicos que existem, este continua a ser um método preferencial para recrutadores e por agora vai continuar a ser peça chave para encontrar emprego. Mesmo no LinkedIn constato que muitas das ofertas não permitem ainda apresentar candidatura simplificada através da própria plataforma e remetem para sites de emprego, ou páginas de recrutamento da empresa que exigem o upload do curriculum.

Um passaporte para a entrevista

O CV precisa ser atrativo, de fácil leitura e que realmente dê a conhecer a pessoa e o profissional a que diz respeito, e a meu ver, deve ser ainda original e criativo, pois o Homem é um animal visual e conseguir destacar-se é essencial num mundo que ainda é incrivelmente competitivo e de facto o CV é mesmo o verdadeiro passaporte para a entrevista de emprego e a verdade é que muitos ficam pelo caminho…

Como elaborar o CV?

A tarefa de o compor nem sempre é fácil. Há quem nunca tenha feito, há quem tenha feito uma vez e 10 anos depois nunca mais precisou e logo está desatualizado no conteúdo e na forma, há ainda quem tenha CV adequado à função pública, que exige detalhe e comprovativos de tudo ou modelo Europass e portanto igualmente desadequado para o mercado privado e há ainda quem não queira fazer e não tenha qualquer jeito para a tarefa e precisa de auxílio externo.

Por essa e certamente múltiplas outras razões, têm surgido soluções várias desde empresas e profissionais que oferecem serviços de elaboração personalizada de CV, em diversos formatos, a soluções digitais de oferta de templates gratuitos e ainda aplicações que mediante a inserção ou importação de dados criam uma versão digital do curriculum, mesmo através de um simples telemóvel.

O que oferecem as aplicações de construção automática?

Numa era veloz como esta em que nos toca viver, o recurso a aplicações digitais para construção de CV pode mesmo ser a resposta necessária e há para todos os gostos, feitios e até carteiras. E uma pesquisa breve no google vai mostrar um vasto leque de opções.

Na generalidade, oferecem serviços gratuitos, e a possibilidade de contas pagas para maior variedade. Apresentam-se bastantes intuitivas e user-friendly e até têm opção de importação de informação disponível em ficheiros word ou pdf ou em plataformas como o Linkedin.

Recorrer às ferramentas digitais disponíveis permite ainda o controlo do processo e o CV pronto em minutos, ainda que numa lógica de copiar/colar o texto pré-elaborado. Encontramos aplicações que apresentam ainda como opção o upload de imagens ou videos complementares à informação em texto, como a VisualCV e outras criam infográficos visualmente bem interessantes como a Kinzaa.

Registamos ainda que algumas, como Enhancecv ou Resume.com só permitem o download com conta paga, ainda que possibilitem a partilha na internet.

E há, claro, sites mais generalistas, com templates para tudo e mais alguma coisa e em que o CV é também opção, como o Canva.

Mas então, sim ou não?

Regressando à questão que dá titulo a esta reflexão, aplicações de construção automática de CV: sim ou não? A resposta é: a opção é válida e certamente permitirá um resultado apelativo e bem estruturado, mas há opções melhores! A elaboração de um CV é algo muito pessoal e eu não consigo acreditar que uma máquina consiga captar a essência da pessoa e colocar emoção no documento. Pode ficar esteticamente irrepreensível, mas faltará a alma, pode estar bem estruturado, mas faltar a essência, cumpre o fim a que se destina mas não revela verdadeiramente a pessoa e o profissional! Acredito que um serviço personalizado de elaboração de um CV criativo e em distintos formatos, elaborado por profissionais qualificados e suportado por um serviço complementar de testes de personalidade como MBTI ou comportamentais como DISC, não só potenciam o autoconhecimento como validam a informação prestada.

Este captar da alma e talentos originais e vertê-la para de forma original para curriculum é a tarefa a que a CV Experts se propõe através dos seus serviços e pacotes que pode conhecer no nosso website. Vimos que o CV é o passaporte para uma entrevista, mas um CV elaborado pela equipa da CV Experts pode ser o passaporte para o desejado emprego.