Teste de personalidade MBTI: O que é?
O teste de personalidade MBTI baseia-se nas teorias de Jung e destina-se a, através da aplicação e interpretação de um questionário, chegar ao conhecimento aprofundado da personalidade.
O trabalho do psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung não será para qualquer pessoa, exige dedicação e estudos aprofundados, porém muita da pesquisa que desenvolveu tem utilidade e aplicação prática até aos dias de hoje, e neste caso em específico, para teste de personalidade.
Incrível, não é? Mas há mais… O MBTI indica como podemos melhorar os nossos relacionamentos interpessoais e aptidões em diversas áreas da nossa vida, já que o teste possibilita o entendimento e o reconhecimento de nossos talentos, habilidades e também fraquezas.
No geral, quem faz, revê-se muito nos resultados de forma estruturada. Naturalmente, haverá aspetos menos claros, mas essas novas informações permitirão a reflexão e o autoconhecimento e podem ser debatidos com o profissional que aplicou o questionário.
Mas o que é então o MBTI?
O MBTI é uma das ferramentas mais conhecidas para saber a personalidades dos trabalhadores e o seu nome deve-se às iniciais do nome das suas criadoras, Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers. Na sua essência, o teste MBTI é um questionário utilizado para medir a forma como as pessoas percebem o mundo, processam a informação e tomam decisões em resposta ao seu ambiente. Foi concebido para explicar por que razão as pessoas diferem umas das outras, identificando traços ou preferências fundamentais de personalidade.
Este inventário de personalidade é amplamente utilizado, em vários contextos: vocacional, educacional, psicoterapêutico para avaliar o tipo de personalidade. É frequentemente utilizado na área de recursos humanos para averiguar se um candidato é adequado à cultura de uma empresa e se se enquadra na equipa, existindo até multinacionais que não fazem qualquer recrutamento sem realizar primeiro o teste.
Em que é que consiste este teste de personalidade?
O questionário MBTI é composto por 93 perguntas, sendo em cada uma delas fornecidas as escolhas possíveis de acordo com uma escala, que determinam quais as tendências para as quais se inclina o respondente. Permite identificar se a personalidade de uma pessoa se inclina para uma de duas tendências dentro dos seguintes grupos de possibilidades: Extroversão / Introversão, Intuição / Sensorial, Razão / Sentimento, e Julgamento / Perceção.
Mais concretamente:
A primeira dimensão – Introvertido (I) / Extrovertido (E) – descreve onde a pessoa obtém a sua energia. Se a sua energia advém de momentos de autorreflexão e gostar de passar tempo sozinho, é provável que seja um introvertido. Inversamente, e em princípio, alguém que se sente mais energizado em interação social será um extrovertido.
Já no segundo grupo – Intuitivo (N) / sensorial (S) – avalia-se a forma como a pessoa vê o mundo: os indivíduos Sensoriais (S) serão aqueles que confiam nos 5 sentidos, no que é concreto e tangível. Já os intuitivos (N) confiam na sua intuição, e apresentam uma consciência mais virada para o abstrato.
A terceira dimensão – Racional (T) / Sentimental (F) – aponta sobretudo para forma de avaliar, julgar e organizar. Pessoas mais racionais (T) atuam de maneira lógica, organizada e objetiva e seguem a sua mente. Por sua vez, os sentimentais (F) são pessoas que se baseiam em critérios mais subjetivos, que seguem o coração e atendem às necessidades humanas.
A última dimensão – Julgador (J) / Percetivos (P) – reflete o estilo de vida e tomada de decisões. Os Julgadores (J) preferem seguir regras claras, prazos, estrutura e planeamento, e são orientados para resultados. Por outro lado, os percetivos (P) apreciam o improviso, flexibilidade, liberdade e gostam de ter várias opções em aberto.
16 tipos de personalidade diferentes
Dos resultados do teste nestas quatro dimensões resultam 16 tipos de combinações diferentes, e portanto, 16 tipos de personalidade diferentes, sedo eles:
Os analistas
INTJ ou Arquiteto;
INTP ou Lógico;
ENTJ ou Comandante;
ENTP ou Inovador;
Diplomatas
INFJ ou Advogado;
INFP ou Mediador;
ENFJ ou Protagonista;
ENFP ou Ativista;
Sentinelas
ISTJ ou Logístico;
ISFJ ou Defensor;
ESTJ ou Executivo;
ESFJ ou Cônsul;
Exploradores
ISTP ou Virtuoso;
ISFP ou Aventureiro;
ESTP ou Empreendedor;
ESFP ou Animador.
Confesse lá, só estes nomes já deram uma vontade incrível de saber mais, mas para isso vai ter mesmo que fazer o teste e pode contar com a CV Experts para (se) descobrir.
Há a possibilidade de fazer ainda o teste online de forma gratuita aqui (em inglês), mas com recurso a um profissional certificado poderá obter uma interpretação mais dirigida à sua necessidade profissional.
Qual o melhor tipo de personalidade?
A pergunta que todos quem saber: Mas existe um melhor tipo de personalidade dentro das 16 possíveis?
Quando falamos de personalidade, falamos de características intrínsecas da pessoa que se manifestam nas suas atitudes, valores, crenças, projetos de vida. O que traz individualidade a cada pessoa, pelo que não se pode falar em perfil melhor ou pior, apenas descrever as diferenças. Como ferramenta de autoconhecimento e de compreensão das diferenças, vai permitir apurar o que torna cada pessoa única e especial e com essa nova consciência levar a fazer escolhas mais adequadas ao seu perfil.
Quais as vantagens de realizar um teste desta natureza?
São inúmeros os benefícios proporcionados pelo MBTI, a começar pela sua credibilidade, já que centenas de estudos ao longo dos últimos 40 anos provam que o instrumento é ao mesmo tempo válido e fiável.
Temos que referir também a sua praticidade, pois pela mera aplicação do questionário são obtidas informações muito válidas sobre traços de personalidade, preferências e aptidões daquela pessoa.
E já falamos amplamente no autoconhecimento, que permite sempre o desenvolvimento pessoal e a evolução como pessoa e profissional. Em contexto empresarial vai permitir gerir as pessoas para uma maior produtividade, motivação, segurança e melhores resultados. Consulte o nosso artigo aqui.
Ainda no contexto de trabalho, o conhecimento do tipo de personalidade das diferentes pessoas permite:
– eliminar ou mediar mais eficazmente conflitos;
– comunicação mais eficiente;
– melhorar o trabalho de equipa;
– potenciar os traços fortes das pessoas da equipa;
– promover autoconhecimento e autorreflexão.
De referir ainda que não existem quaisquer contraindicações ou riscos na sua realização. Podíamos continuar a elencar vantagens e a falar apaixonadamente do teste, mas preferimos deixar o convite para que experimente e tire as suas próprias conclusões.
Entender o nosso perfil de personalidade e crescer em autoconhecimento são peças chave para triunfar nas diferentes áreas da vida e tudo à distância de uma sessão com um facilitador certificado que acompanhará todo o processo.
Deixe um comentário