fbpx

A importância de um bom CV

Um Curriculum Vitae (CV) é o primeiro ponto de contacto com o empregador ou pessoa responsável pelo processo de seleção e recrutamento e por isso é crucial que seja uma primeira abordagem favorável!

Descurar o CV, num mundo que é – e que deve continuar a ser nos próximos tempos – muito competitivo, pode significar que se fecham as portas para as fases seguintes do processo.

O que é um CV?

Apesar de existirem múltiplas possibilidades de elaborar um CV, genericamente trata-se de um resumo sobre o percurso educativo, experiências profissionais e competências. Podem ser acrescentadas múltiplas secções que permitam complementar essa informação, como portfólios, vídeos, secções sobre hobbies e voluntariado, por exemplo.

Para além disto, um CV como um resumo do percurso e skills, funciona também como uma ferramenta de marketing pessoal. O candidato pode vender o seu talento ao empregador/recrutador e auxiliá-lo na tomada da decisão. Ou seja, convocar ou não a pessoa para a entrevista profissional.

O que é essencial num bom CV?
1- Destaque

Há empresas que diariamente recebem centenas de CVs, e muitas vezes para a mesma oferta. Assim, é vital conseguir algum destaque nesse processo já que, em geral, a primeira triagem é feita em segundos e somente os candidatos em shortlist receberão mais atenção.

2- Impacto visual

O primeiro impacto será sempre visual, e por isso só um bom CV profissional, cuidado e esteticamente apelativo e sobretudo original, permitirá esse destaque desejado.

3- Sucinto, mas completo

Por outro lado, deve ser sucinto, mas ser também o mais completo possível, para não deixar de fora experiências ou skills essenciais à função. Estas skills podem também ser um factor de desempate numa situação de candidatos semelhantes.

4- Proposta de valor

Para além de um mero elencar de educação/formação e experiências profissionais passadas, e que são elementos essenciais, é indispensável que o CV consiga demostrar uma proposta de valor. A proposta de valor consiste em oferecer algo que é único e que pode potenciar o sucesso da empresa contratante.

5- Compatível com a oferta

No caso de uma resposta a anúncio, por oposição a candidaturas espontâneas, é essencial que o CV apresentado seja compatível e adequado à oferta. A análise do mesmo deve corresponder aos requisitos, e, portanto, a personalização do CV para cada processo de recrutamento deve ser tida em conta.

Pode ser complementado com a carta de apresentação apensa ao CV, mas é o próprio CV que deve demonstrar que há correspondência entre a oferta e o candidato.

Um bom CV é também uma ferramenta de auto-estima

Acreditamos ainda que um Currículo Vitae não tem que ser apenas para o empregador, e pode ser até uma ferramenta interessante para elevar a auto-estima. O cv permite que a pessoa olhe o seu percurso, se conecte com ele, reconheça o que já conquistou. Pode ser um excelente motivador perante a ansiedade que naturalmente existe num momento de desemprego ou transição de emprego.

Quando os anos passam e se vão acumulando experiências boas e más, pode haver tendência para esquecer ou querer até excluir algumas partes do percurso. Porém, tê-las bem presentes num documento atrativo e simples ajudará a recordar que o profissional que hoje é, se deve a tudo o que já experienciou.

Complementado com testes de personalidade e comportamentais pode ser ainda uma incrível oportunidade de autoconhecimento, e logo se torne um melhor profissional, mais autêntico e fiel a si mesmo.

Um bom CV, bem escrito e elaborado de forma profissional, aumenta substancialmente as hipóteses de o candidato receber feedback e evoluir no processo de recrutamento. Um bom CV produz resultados!

Ainda restam dúvidas acerca da importância do currículo nos processos de recrutamento e como é decisivo assegurar que o seu se destaca entre os demais? Um CV extraordinário é princípio basilar para a conquista do desejado emprego/posição.

Conseguir estruturar, definir palavras-chave, adaptar o CV à função a que se candidata e ainda torná-lo criativo e original não é de todo uma tarefa simples, exige tempo e dedicação, pesquisa e muita observação.

CV Experts e a sua equipa de designers e especialistas em recursos humanos, recrutamento e testes de personalidade podem fazer essa tarefa por si e asseguramos um resultado de excelência.

Saiba mais sobre nós nas nossas redes sociais Facebook, Instagram e Linkedin.

Autor

A CV.Experts é uma organização especializada em CVs (Curricula Vitae) e mercado de trabalho. Desde 2018 que já fizemos revisão a mais de 5000 CVs, já propiciamos com o nosso trabalho mais de 1800 colocações. Todos os dias trabalhamos para que o seu futuro no mercado de trabalho possa ser eficiente e eficaz. O trabalho no seu CV e apresentação ao mercado de trabalho é nosso. O caminho é seu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *